Páginas

quinta-feira, agosto 02, 2012

Filme 'Um corpo que cai', melhor de todos os tempos


O filme de Alfred Hitchcock, Um corpo que cai, substituiu Cidadão Kane, de Orson Welles, no topo da seleção dos melhores filmes de todos os tempos da revista do Instituto de Cinema Britânico (British Film Institute, BFI na sigla em inglês) .
A cada dez anos, a revista Sight and Sound do realiza uma pesquisa entre mais de 800 críticos, diretores, acadêmicos e outros especialistas em cinema. Entre os participantes estão grandes nomes como Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Francis Ford Coppola e Woody Allen.


Um corpo que cai conta a história de um policial aposentado com medo de altura e não foi bem recebido pela crítica quando foi lançado em 1958. No entanto, algumas décadas depois, o filme ficou conhecido por ter influenciado vários diretores.O filme Cidadão Kane aparece agora na 2ª posição. Ele esteve no topo da lista durante os últimos 50 anos, mas, em 2012, foi ultrapassado pelo longa de Hitchcock por 34 votos.

No filme, o mestre do suspense, Alfred Hitchcock, criou um truque com a câmera para representar a vertigem do personagem principal. Um movimento de câmera que mistura zoom com um recuo da lente e acabou imitado por vários cineastas.
O editor da revista acredita que a alteração no topo da lista reflete mudanças na cultura dos críticos de cinema. "A nova cinefilia parece não ser tão ligada a filmes que se esforçam para ter um grande valor artístico, como Cidadão Kane, com o uso de um arsenal de efeitos cinematográficos para marcar seu ponto; mas sim, a trabalhos que têm um significado pessoal maior para a crítica".
Entre os dez mais votados, figuram filmes clássicos como Um homem com uma câmera, de Vertov e Oito e meio de Federico Fellini. Mas não espere encontrar sucessos de bilheteria recentes. O filme mais "novo" é 2001 uma odisseia no espaço de Stanley Kubrik, lançado em 1968. (Fontes: www.bbc.co.uk \ Francisco Martins ).


Lista da Sight and Sound com os dez mais votados

1. Um corpo que cai (Hitchcock, 1958)
2. Cidadão Kane (Welles, 1941)
3. Era uma vez em Tóquio (Ozu, 1953)
4. A regra do jogo (Renoir, 1939)
5. Aurora (Murnau, 1927)
6. 2001: Uma odisseia no espaço (Kubrick, 1968)
7. Rastros de ódio (Ford, 1956)
8. Um homem com uma câmera (Dziga Vertov, 1929)
9. A paixão de Joana d´Arc (Dreyer, 1927)
10. Oito e meio (Fellini, 1963)

Nenhum comentário: