Páginas

quarta-feira, agosto 08, 2012

Morre Judith Crist: crítica de filmes

Respeitada por críticos como Roger Ebert que disse em 1999 ao Chicago Tribune "o  trabalho de Judith Crist no Tribune, no começo da década de 1960, consolidou a importância da crítica cinematográfica nos EUA.


Judith Crist em 2011, em Nova Iorque \ AgênciaFM
ALBANY (NOVA IORQUE) -  Morre a mais popular crítica de filmes Judith Crist, que por longos anos fez ácidas análises e tornou-se a 'madrinha'  de toda uma geração de críticos nos EUA. Judith, morreu nesta terça-feira,7, aos 90 anos. Segundo seu filho, Steven Crist, ela faleceu em Nova Iorque, após uma prolongada doença.

Ela estreou como jornalista e crítica no ano de  1945 no jornal New York Herald Tribune. Dedicou-se em período integral. Foi a primeira mulher nesta função em um grande jornal dos Estados Unidos, disse o Los Angeles Times. Depois de duas décadas no Herald Tribune, levou suas ácidas palavras para a revista New York. Entre 1964 e 1973, analisou filmes para o programa da NBC, Today.

Seus comentários as vezes rudes porém espirituosos feitos sobre filmes por exemplo "Cleópatra", "A Noviça Rebelde"  mexeu tanto com Billy Wilder que teve de sair com com essa: "Convidá-la para resenhar um filme seu é como convidar o Estrangulador de Boston para massagear o seu pescoço".

Judith Crist deu aula de jornalismo na Universidade Columbia desde 1958 até fevereiro de 2011. Era casada com William B. Crist, executivo de relações públicas e educador, morto em 1993. Deste casamento de 47 anos ficou o filho Crist.

Nenhum comentário: