Páginas

sexta-feira, novembro 23, 2012

Morre diretor José Luis Borau

Nascido em 8 de agosto de 1929 em Zaragoza, ele também era produtor e distribuidor de filmes, morreuos 83 anos

O diretor de cinema José Luis Borau, ex-presidente da Academia Espanhola de Cinema e da Sociedade Geral de Autores e Escritores da Espanha (SGAE), faleceu na tarde desta sexta-feira,23, em Madri aos 83 anos, após uma longa luta contra o câncer.

Nascido em 8 de agosto de 1929 em Zaragoza, José Luis Borau também era produtor e distribuidor de filmes. Ele dirigiu clássicos da cinematografia espanhola como ''Tata mía'', ''Furtivos'' e ''Hay que matar a B'', além de ter cultivado outras facetas como as de professor, escritor e historiador.

Borau também deixou sua marca como produtor ou roteirista em filmes espanhóis como ''Un, dos, tres al escondite inglés'', de Iván Zulueta; ''Mi querida señorita'' (1972), de Jaime de Armiñán; ''Camada negra'' (1977), de Manuel Gutiérrez Aragón; o ''El mono sabio'', de Ray Rivas. A saúde de José Luis Borau havia se deteriorado muito nos últimos meses, devido a um câncer na garganta que o obrigou a ser internado em várias ocasiões em um hospital madrilenho onde hoje faleceu.

Nenhum comentário: