Páginas

sábado, fevereiro 22, 2014

Cine Teatro Glórya: Cachoeira, Bahia

Prédio foi restaurado pelo IPHAN e incorporado à Universidade Federal do Recôncavo baiano


Com toda a sua riqueza cultural, a cidade histórica de Cachoeira (a 110 km de Salvador) abrigou um dos primeiros cinemas do País e do interior do Estado, o Cine-teatro Cachoeirano antigo Glória, desativado por mais de 20 anos.


 Em péssimo estado de conservação, o prédio foi comprado em 2009 por cerca de R$ 176 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No começo de 2012 e é utilizado como sala de curso de cinema e outras atividades culturais.



Construído em 1922, está localizado na Praça Teixeira de Freitas, e faz parte do sítio histórico de Cachoeira. Segundo o Iphan, será incorporado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), que oferece no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) o curso de cinema. 



A venda do imóvel ao Iphan foi feita pela família Vacarezza, única proprietária, quando o cinema era chamado de Cine-teatro Glória. Até a década de 90, o local funcionou como cinema. Após a restauração, o prédio será usado pela UFRB (Universidade Federal da Bahia) como uma unidade do curso de cinema. A reintegração do Cine-teatro Cachoeirano é importante para toda a comunidade, que deve usufruir do bem coletivamente. (Francisco Martins - memória Fausto Visconde).

Nenhum comentário: