Páginas

terça-feira, abril 29, 2014

Cine Rosário (Ramos, RJ)

O Cine Rosário ficava localizado na Rua Leopoldina Rego, no bairro de Ramos, e foi inaugurado em 1938. 

Em 1981 chegou a se chamar Cine Ramos. Quando surgiu, tinha capacidade para 1.442 lugares, número reduzido para 701 em 1981. Mais tarde virou um bingo e chegou a ser uma boate chamada Trigonometria. Na verdade, há uma certa confusão histórica. Uma matéria do Globo Online [de novembro de 2013] conta:

A outra construção, que sofre com a ação do tempo, é o Cine Rosário, de 1938, localizado em Ramos. Desde que foi desativado, em 1992, o prédio, tombado pelo município em 1997, já mudou de nome (virou Cine Ramos) e de uso: foi boate e, por último, bingo. Atualmente, está desativado e é mais um com aspecto de abandono.

Leia mais clicando aqui.

Ramos teve outros 2 ou 3 cinemas: o antigo cinema Rosário, que depois trocou de nome para Cine Ramos. Existia também o Cinema Mauá, com nuvens e estrelas no teto que apareciam quando as luzes do cinema se apagavam, situado na antiga Rua Quatro (Euclides Farias). Também havia o cinema Rio Palace, considerado na época o que tinha a maior tela do Brasil.(Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde). 

Nenhum comentário: